Amsterdã com crianças

A família Diab é figurinha fácil aqui no blog. Vira e mexe, eles aparecem, pois já vivemos belas aventuras juntos. No último verão, eles fizeram uma viagem fantástica à Europa e resolveram compartilhar com a gente a experiência. Minha amiga Anna me enviou um relato bem pessoal dos dias passados com Sérgio e as meninas na linda capital holandesa. Juliana estava com quase 8 anos, Mariana com quase 6. As duas aproveitaram demais e voltaram apaixonadas por esta cidade fascinante. Com a palavra, Anna Elisa Diab!

“Vamos falar sobre crianças em Amsterdã?
É uma cidade incrível!
Ficamos hospedados no hotel The America, localizado em frente ao Wondelpark – o Central Park de Amsterdã. Já vai a primeira dica: tem que rolar um piquenique lá! Claro que estivemos lá em julho e por isso foi possível fazer piqueniques 🙂 . O parque é uma delícia e o holandês realmente sai de casa nos dias de sol. Tem que aproveitar, né?
Voltando um pouquinho, o hotel é sensacional! Super localização, que compensa o preço um pouco mais caro. E é lindo!

A praça dos museus – Musemplein – fica ao lado do Wondelpark. Lá estão localizados os principais museus de Amsterdã: Van Gogh, o de arte moderna Stedelijk e o Rijks, onde estão obras clássicas de Rembrandt. É também nesta praça que tiramos a clássica foto I ❤ AMSTERDAN!

A Juju adorou ficar em cima do A
A Juju adorou ficar em cima do A

Bem, a primeira visita foi ao Museu Van Gogh. Incriiiiivel! As meninas ficaram fascinadas com as obras e a loja do museu. Sempre saíamos com sacolinhas rsrsrs… Na saída, vale um passeio ou piquenique na praça. Se for no verão, vale até esticar uma canga para descansar ao sol… O holandês adora isso!

Eu concordo com a Juju: Quarto em Arles também é meu Van Gogh favorito!
Eu concordo com a Juju: Quarto em Arles também é meu Van Gogh favorito!

O Stedelijk é de arte moderna e é igualmente incrível. Tem um ateliê para crianças, e o trabalho delas fica lá exposto. Não fomos ao Rijks e por isso teremos que voltar a Amsterdã 🙂 . Compramos todos os ingressos pelo site dos museus. Há filas na bilheteria, então é melhor comprar daqui.
Nos finais de semana do verão, tem uma feirinha na Musemplein. Acho que sempre vale visitar uma feirinha….

As meninas amaram o Stedelijk
As meninas amaram o Stedelijk
A produção artística das meninas ficou exposta lá no ateliê
A produção artística das meninas ficou exposta lá no ateliê
Juju e Mari se esbaldaram na Musemplein
Juju e Mari se esbaldaram na Musemplein

Nao pode faltar a visita à casa de Anne Frank. Impressionante! As meninas nem piscavam e ficaram grudadas em mim. Dá pra sentir realmente a carga de sofrimento da família que passou dois anos escondida da polícia nazista. O esconderijo é autêntico e bem preservado. Entramos pela passagem original: a famosa estante (famosa para quem leu o livro!), localizada nos fundos do local de trabalho do pai. É possível ver parte do diário original, escrito por ela, e recortes de revistas nas paredes do seu quarto. Comentário da Juliana ao final: ” mamãe, aqui dentro dá um negócio na gente…”. E o do Sérgio: ” Preciso tomar uma cerveja” rsrsrs. Comprar também pelo site!  Eu esqueci e enfrentamos uma hora e meia de fila! Mas valeu!

Amsterdã é uma cidade para conhecer a pé ou de bicicleta. Pode-se alugar bicicletas com cadeirinhas para crianças. Caminhando é possível encontrar cantinhos legais e surpreendentes: um restaurante argelino com mesas na calçada, uma pequena porta que dá acesso a uma grande galeria de arte ou uma loja de discos de vinil, que parece ter saído dos anos 70. Sem esquecer o trailer onde você come um arenque marinado maravilhoso, com uma cerveja! E o mercado de flores… Bom lugar para compras, mais barato que outras cidades européias.

Mercado de flores
Mercado de flores

 

Rua do comércio
Rua do comércio

Vale também o passeio de barco pelos canais. Mas tem que se assegurar de que o barco vai retornar para o ponto em que você embarcou: alguns fazem uma rota parcial. Pegamos um desses e paramos na estação de trem! Voltamos de taxi…

Não fomos no Red Light District por razões óbvias!”

Passeio pelos canais
Passeio pelos canais

 

Lindos canais de Amsterdã
Lindos canais de Amsterdã

Você ainda estava em dúvida se as crianças aproveitariam uma visita a Amsterdã? Pode fazer as malas! Anna querida, obrigada por dividir com a gente estas aventuras. Estamos todos esperando as próximas…

Anúncios

9 comentários sobre “Amsterdã com crianças

  1. Fernanda 17 de outubro de 2014 / 18:46

    Amei o post e fiquei animada em incluir Amsterdã num roteiro futuro.

  2. Gustavo Monteiro de Barros 17 de outubro de 2014 / 20:11

    Excelentes dicas da Anna. Inspirado comentário sobre a exclusão do Red Light District, muito espirituoso!

    • Renata Ungier 26 de outubro de 2014 / 16:26

      A propósito: a Mariana, filha da Anna, é muito amiga da Louise, sua netinha!

  3. Katy 17 de março de 2015 / 07:39

    Adorei! Vou pra Portugal no mês que vem e vou ter uma conexão em Amsterdã. Ficarei por lá 5h. Será que dá tempo de dar uma voltinha ou não dá para arriscar? Estarei com minha filha de 6 anos. Katy

    • Renata Ungier 17 de março de 2015 / 12:00

      Obrigada, Katy! Bem, o post sobre Amsterdam foi uma contribuição, eu mesma não estive lá. Mas, em geral, tenho receio de me arriscar a sair do aeroporto durante uma conexão… Você vai levar uma meia hora de taxi pra chegar à cidade (com trânsito bom!), fora tempo de aeroporto… Mais meia hora pra voltar, tendo que chegar com 2 horas de antecedência. Ou seja, uma hora a uma hora e meia de passeio na cidade. Quem sabe? Pessoalmente, porém, eu acho corrido. Não dá pra vir pra casa no dia seguinte? 🙂
      De qualquer modo, Portugal reserva muitas maravilhas pra vocês, e Amsterdam estará lá, esperando a próxima oportunidade! Um beijo e volte sempre!

      • Katy 18 de março de 2015 / 07:29

        Tem razão. Muito obrigada pela resposta :).

      • Renata Ungier 18 de março de 2015 / 07:52

        Imagina! É um prazer! 😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s