Sergipe: banho de rio, dunas, praia, natureza, sombra e água fresca…

Esta semana, só vamos conversar sobre passeios no Brasil. Uma das melhores surpresas que tive em minha vida viajante foi a breve temporada que passei  em Aracaju. Sergipe é, talvez, o menos explorado dos estados nordestinos. Acredito que este quadro ainda mude, pois há atrativos fantásticos aguardando os turistas. Por outro lado, eu considero uma grande vantagem não encontrar multidões aglomeradas, como em outros destinos mais populares, mesmo tendo ido em pleno verão.

Meu primo Kiko se mudou para Aracaju há cerca de 8 anos. Recentemente, nós finalmente fomos visitar o “dindo” do Dudu. Kiko e Emily nos levaram a um passeio delicioso, que foi o ponto alto da viagem: a descida de barco pelo rio Piauitinga, até chegar ao Mangue Seco. Saindo de Aracaju, de carro, são uns 50 minutos até chegar a Porto do Mato, na direção da Praia do Saco, Município de Estância. Lá, você aluga um barquinho, que custa em torno de R$ 150,00 (total, independente do número de passageiros, com capacidade para 6 pessoas, mais o barqueiro). Ao longo do rio, há diversas paradas em pequenas ilhas fluviais, onde se pode tomar banho e apreciar a natureza quase intocada do local.

 

Descendo o Rio Piauitinga
Descendo o Rio Piauitinga
DSC05176
Curtindo o padrinho em Sergipe
Nosso barquinha rio abaixo
Nosso barquinho rio abaixo
O melhor banho de rio das nossas vidas!
O melhor banho de rio das nossas vidas!
Ao longo do trajeto, pequenas ilhas, praias gostosas, rio de águas calmas e salgadas...
Ao longo do trajeto, pequenas ilhas, praias gostosas, rio de águas calmas e salgadas…
No caminho, cruzamos com um “ônibus” escolar!

Chegando à localidade de Mangue Seco (a primeira após cruzar a divisa com a Bahia), alugamos um bugre (em torno de R$ 90,00), que nos levou pelas dunas e até a praia. Fizemos uma pausa para o Dudu experimentar o “esqui-bunda” e ficamos encantados com a beleza da costa.

Dudu se esbaldou no "esqui-bunda"
Dudu se esbaldou no “esqui-bunda”
Brincando nas dunas
Brincando nas dunas
DSC05241
Um dia bem aproveitado com Kiko e Emily!
DSC05239
Descendo as dunas de bugre
DSC05240
Bugre ou montanha russa?
DSC05244
Os coqueiros “Romeu e Julieta” foram cenário da abertura da antiga novela Tieta. Neste dia, fizeram uma perfeita moldura para a foto dos recém-casados!

 

Já na praia do Mangue Seco, foi só curtir uma vidinha mais ou menos… Comer quitutes locais, tomar banho de mar, apreciar a paisagem e descansar na rede, afinal ninguém é de ferro!

 

DSC05253
Praia de Mangue Seco
DSC05267
Dudu adorou essa vidinha nordestina…

 

O motorista do bugre deixou a gente na praia e combinou a hora de vir nos buscar, para pegarmos o barco de volta a Porto do Mato. Tanto ele quanto o barqueiro foram ultra pontuais! Em Porto do Mato, tem estacionamento. Embora Mangue Seco já fique na Bahia, a localidade é mais explorada a partir de Aracaju, pois o acesso por ali é mais fácil. O programa dura o dia inteiro e é absolutamente imperdível!

 

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Sergipe: banho de rio, dunas, praia, natureza, sombra e água fresca…

  1. Kiko 9 de setembro de 2014 / 17:07

    Olá Rezinha e toda a galera do Renatours!

    Pra quem ainda não teve a oportunidade de desbravar as terras sergipanas, eis mais algumas dicas úteis!

    Carnaval em Aracaju é uma boa pra quem quer fugir do agito do Momo, pois existem raros blocos ou movimentos de carnaval por aqui. Dá pra curtir bem as praias e os passeios sem se estressar. A época de alta temporada aqui é no mês de junho, por conta dos festejos juninos e durante o Pré-Caju, que acontece poucas semanas antes do carnaval.

    A festa junina e o forró são parte central da cultura sergipana, e as apresentações de quadrilhas, nas devidas proporções, equivalem ao desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro, devido à entrega e o preparo do ano todo dos grupos. A dança é belíssima e a música contagiante, sempre tocada ao vivo por um trio pé de serra.

    O Pré-Caju é uma micareta considerada como o maior evento pré-carnavalesco do Brasil. Em 2015 será nos dias 23 a 25 de janeiro. Pra quem gosta do típico carnaval baiano, essa pode ser uma opção mais barata do que Salvador, com basicamente as mesmas atrações (Eva, Saulo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Bel Marques, etc, etc).

    Todos os passeios são disponíveis o ano todo, sendo que em junho tem o Barco do Forró no trajeto que leva os turistas à chamada Croa do Goré, uma praia paradisíaca que emerge no meio do rio Vaza-Barris na maré baixa. Outro passeio muito bonito é a Foz do rio São Francisco a bordo de um catamarã. Recentemente, passou a haver um grande apoio ao Parque dos Falcões, um local onde você tem a oportunidade de interagir com uma variedade de aves de rapina (falcões, corujas, carcarás, etc), e ver bem de pertinho tantas outras, como a gigantesca harpia. Não é um zoológico, é um parque que cuida dos animais que são resgatados pelo Corpo de Bombeiros e que necessitam de reabilitação para aprender a se alimentar e tal. O trabalho é espetacular.

    Quem chega de carro vindo de Salvador quando cruza a divisa dos Estados se depara com uma placa que diz: “Deixe Sergipe surpreender você”.

    É isso aí!

    Aracaju; Pense numa coisa boa!

    Marcos “Kiko”

  2. Fernanda 9 de setembro de 2014 / 17:45

    Já fui visitar o Kiko tb. Fui um pouco depois das festas juninas mas ainda peguei uma rebarba. Amei.
    Adorei tb o Projeto Tamar e o passeio a Mangue Seco e olha q o dia q fui o tempo não estava lá grandes coisas.
    Provei carne de bode e, pasmem, e uma delicia. Me acabei de tanta tapioca.
    Sem duvida Aracaju me surpreendeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s